quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Unha-de-gato

Ficus Pumila


Família: Maraceae
Origem: Ásia 

Trepadeira de ciclo perene, muito usada em paisagismo. Planta muito rústica de crescimento vigoroso, tanto que não se pode dimensionar o comprimento dos seus ramos, pois ela é muito ramificada.
Pode ser usada para cobrir murros, paredes, escadas e colunas. Não precisa de tutoramento, porque ela adere nas paredes sozinha e logo vai cobrir uma grande área.
Suas flores são pequenas e esbranquiçadas, mas passam despercebidas.
Gosta de solo fértil e lugares ensolarados. 
Só precisa ser regada em épocas de estiagem.
Se você tem presa para cobrir a área, plante as mudas próximas ao local a ser coberto com espaçamento de 1 metro entre as mudas, se não tiver pressa pode ser mais espaçado, mesmo assim ela vai cobrir, só vai demorar um pouco mais.
Mesmo sendo uma planta rústica, não deve ser usada se você não quiser ter trabalho, ela precisa de podas constantes, principalmente no verão, senão seus ramos se tornarão lenhosos e grossos e se desprenderão da parede. Outro motivo para mante-la sempre podada é que ela pode reter água da chuva e provocar infiltrações e pode ser abrigo de animais peçonhentos com aranhas, lagartas e outros.
O local a ser coberto também não pode ter rachaduras pois os ramos invadem qualquer espaço causando problemas.
Não é aconselhável também, planta-la próxima a canos enterrados pois elas poderão causar prejuízos,  suas raízes, como a planta, são bastante vigorosas e podem entrar nos canos.
Se tomados os devidos cuidados você poderá criar espaços incríveis com ela, eu pessoalmente sou apaixonada pelo seu efeito.
Multiplica-se muito bem por estaquia da poda dos ramos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário