quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Glúten


O glúten é uma mistura de proteínas que se encontra nos cereais tipo trigo, cevada, aveia, malte e centeio. No caso do trigo 68% dele é constituído dessa massa proteica. O glúten é responsável pelo crescimento e maciez da massa.
Segundo médicos e especialistas, ao chegar no intestino o glúten transforma-se em uma espécie de cola grudando nas paredes do intestinais. Com o passar do tempo, provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdômen, dores articulares, alergias cutâneas e depressão. O corpo responde de diversos maneiras: obesidade e aumento do abdômen, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio, alergias, diarreias e doenças auto-imunes.
Intestino sem glúten produz serotonina e gera alegria é a afirmação de especialistas da área nutricional. As dificuldades no começo da dieta podem aparecer, por isso uma boa dica para ter o sucesso esperado é a ingestão constante de frutas, que além de leves são nutritivas e de baixa caloria. Outro fator importante é procurar no mercado alimentos produzidos com boa qualidade.
Algumas pessoas tem hiper sensibilidade ao glúten, que se chama doença celíaca, causando  graves danos no intestino delgado, podendo ser felizmente invertidos pela adoção de uma alimentação sem glúten. Neste caso, este tipo de alimentação é uma necessidade, algo imposto para preservara saúde destes doentes.


Não percam, amanhã uma ótima receita de pão sem glúten. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário