quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dicas para coleta e conservação de ervas medicinais


O homem simples do campo e os índios geralmente usam as plantas de maneira bem natural. Se você vê a plantinha, colhe e a macera com as próprias mãos, vai sentir-se mais ligado a ela, vai simpatizar com ela. Com a folhinha verde nas mãos, vai se sentir "tocado" pela natureza e descobrir o grande segredo do amor do Deus, criador e mantenedor de todas as coisas. Isso é muito mais que vitaminas e sais minerais, muito mais que flavonas, hormônios, óleos essenciais, etc.
A benção do Criador será tanto maior quanto mais você usar ervas vivas e frescas. Na verdade você não está apenas trocando elementos curativos de farmácia por princípios ativos de plantas. Você está procurando a natureza! Está procurando sentir aquele "poder" extraordinário, que as plantas podem irradiar.

Como vocês queridos leitores do Mania de verde já devem ter notado, este blog vai abordar também assuntos sobre ervas medicinais, as quais diga-se de passagem sou apaixonada.
E pensando nisso, vamos ver algumas dicas para você coletar e conservar de forma adequada essas ervas.

  • As folhas, brotos e talinhos devem ser colhidos antes das floradas das plantas.
  • É sempre melhor colher as plantas medicinais em dias amenos, sem chuva, no período do estio e em horários de sol fraco e suave.
  • As melhores plantas são as intactas, que aparentam força e vitalidade. As danificadas pelo sol, vento e insetos não servem.
  • As flores, como a camomila e rosa-branca, devem ser colhidas antes da maturação completa. Espere que o botão abra pela metade e então colha.
  • As raízes podem ser limpas com uma escova, para eliminar a terra.
  • Nunca use água para lavar folhas e raízes que você pretende conservar.
  • Estenda fios de náilon em local livre de poeira e insetos. Veja se o local é arejado e banhado pelo sol. Prenda as ervas separadas, deixe-as secar de dia, recolhendo-as para para evitar o sereno da noite.
  • Guarde as plantas já secas em vidros esterilizados e completamente secos.
  • Lembre-se: as maiores inimigas das ervas secas são a umidade e a poeira.
  • Renove seu estoque de ervas de ano em ano.

Atenção
Mesmo sendo naturais, as ervas também tem contra indicações, sendo assim é bom ter um bom conhecimento sobre a erva que você vai usar.  E deve ser usada com moderação, em excesso pode fazer mal. A mesma erva não pode ser usada por mais que 10 dias consecutivos. 


Fiquem atentos as novas postagens, vamos ter muito mais dicas sobre ervas medicinais.

Se você ficou com vontade de fazer uma horta de ervas, vai encontrar belas mudas na Floricultura Florisa. R. Bernardo Dorbusch, 2433- Vila Lalau Jaraguá do Su - SC, 89256-100, fone (47)3371-0515.

Nenhum comentário:

Postar um comentário