sábado, 28 de setembro de 2013

Saião, uma planta multifuncional

Nome científico: Kalanchoe Pinnata
Nome popular: Saião, folha-da-fortuna, folha-de-pirarucu, folha-grossa, folha-da-costa, courama, coiramam.

Origem: Africa

Partes usadas: Folhas, caule e sumo das folhas. 

Propriedades químicas: Alcaloides, flavonoides, ácidos graxos, ácidos orgânicos, aminoácidos e fitoesterois.

Propriedades terapêuticas: Anti-inflamatório, cicatrizante, expectorante,  indicado em casos de edemas e hematomas. 



Algumas superstições populares foram associadas a esta planta. O tamanho das folhas pode corresponder a maior ou menor felicidade. Para alguns, a planta atrai dinheiro. Estes relatados são costumes e hábitos culturais que fazem parte da história, mais importante, porém, são os princípios ativos e o poder medicinal da planta, já comprovados em pesquisas. 
Desde 1993, pesquisadores estudam a atividade dos princípios ativos do saião no combate a leishmaniose. As folhas frescas do saião são utilizadas a muito tempo no tratamento de furúnculos, inflamação dos ovários e gastrite. O extrato das folhas do saião é indicado para o tratamento de frieiras, queimaduras, erisipela, tumores cancerosos, feridas, ulceras produzidas por escorbuto, ulceras duodenais e estomacais, assim como reumatismo articular. 
No Mato Grosso, a planta é usada contra febre amarela, icterícias e demais afeções do fígado, além de cefaleias, tumores da próstata e hemorroida. 
O sumo do saião foi analisado quimicamente pelo farmacêutico Virgílio Machado em 1946, que em seu estudo encontrou:  Água, vitamina C, ácido tartárico, fitina, tanino, açúcares redutores, mucilagem e gomas, calanquióside, inulina, matérias proteicas, saponinas, matéria corante, cálcio, magnésio, fosfatos, nitratos, cloretos, sulfatos, sódio, potássio, manganês, ferro, alumínio e sílica. 

Modo de usar:
 Decocção: Ferver por 3 minutos, uma colher de sopa, de folhas de saião picadas em uma xícara de chá de água. Deixar descansar tampada por 10 minutos e coar. Tomar de 2 a 3 xícaras por dia: Crianças 2 xícaras por dia de 12 em 12 horas. Adultos: 3 xícaras por dia de 8 em 8 horas. Nos casos de tosse, afecção do fígado, edemas erisipelatosos das pernas e cálculos renais. 

Sumo: Obtido de duas folhas frescas e diluído (batido no liquidificador) em meio copo de água mineral. Tomar em jejum e antes de dormir, para combater as afecções dos pulmões e ulceras. 

Cataplasmas: Na forma de cataplasmas, o saião atua em caso de furúnculos  abcessos, ferimentos e prostatites para acalmar a dor. A cataplasma deve ser colocada em cima do local afetado, sempre depois de higienizar. Cubra a área com um pedaço de gaze. Deixe a cataplasma por cerca de 10 a 30 minutos duas vezes ao dia. Crianças devem usar apenas uma vez. 

Como fazer cataplasma de saião:
Ingredientes:
3 a 4 folhas de saião bem amassadas
50 gramas de farinha de mandioca
água

Modo de fazer:
Em uma pequena tigela, misture bem as folhas do saião e a farinha e vá acrescentando água até formar uma massa pouco consistente. 

O saião também pode ser consumido como alimento funcional, ideal para a limpeza do sangue. Usado na proporção de 3 folhas por pessoa, com idade acima de 10 anos, durante 15 dias seguidos, promove a "limpeza" do basófilos, dos anticorpos e das moléculas de defesa do sistema imunológico. 
Para obter este efeito, as folhas devem estar frescas, evitando-se a mistura do saião com alimentos ácidos com o limão ou o vinagre. O ácido pode anular as propriedades benéficas da planta.

Como cultivar o saião:
O saião é de fácil manejo e pode ser cultivado em casa em vasos de porte médio ou em pequenos canteiros a sol pleno. O solo dever fértil e bem drenado. O saião não tolera umidade.
A propagação é feita através das mudas que vão se formando na borda das folhas.


Fonte: Revista Vida e Saúde.

Um bom domingo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário