Para começar bem a semana, que tal uma dia de saúde bem cheirosa?
Saiba porque as fragrâncias e os compostos olfativos influenciam o comportamento humano, estimulam os órgãos e as funções e ainda agem no sistema imunológico.
O uso uso de aromas em cuidados com a saúde é tão antigo quanto o homo sapiens. ao longo da história, aprendemos a cultivar plantas e extrair delas óleos essenciais para os mais diversos fins. Entre os muçulmanos, a prática é considerada sagrada: no Alcorão, os perfumes são descritos como a essência da vida.
Mas a aromaterapia, ou o uso do olfato e dos óleos essenciais como tratamento curativo, foi idealizado por Marguerite Maury, enfermeira austriaca (1895-1968). Combinando massagens oriental e óleos, ela elaborou fórmulas personalizadas para cada paciente e depois compilou suas receitas em um livro. A partir desse evento, a comunidade científica passou a se interessar sobre o efeito dos aromas nos seres humanos.
Ação nos hormônios.
Segundo Sonia Corazza, autora do livro Aromocologia, uma ciência de muito cheiros, a utilização dos óleos essenciais com fins terapêuticos geralmente visa no alivio dos sintomas. "Existe uma vasta gama de indicações para patologias emocionais e físicas . Quando os desequilíbrios são de natureza psicossomática, eles são resolvidos mais rapidamente, pois o olfato está ligado à memória emocional". A explicação para isso seriam o os efeitos funcionais desses óleos . "Capazes de atuar no sistema nervoso central e no equilíbrio hormonal, eles também caminham na corrente sanguínea pela mucosa nasal, pulmonar, ou por difusão do sistema nervoso" explica Sonia.
Indicação
Embora a técnica seja indicada para todas as idades, ela possui algumas contraindicações. Por esse motivo deve-se prestar atenção e procurar informações sobre contra indicações de cada óleo antes de fazer uso deles, pois em alguns casos podem provocar reações adversas.
Em gravidas e lactantes os cuidados devem ser redobrados. Em todos os casos o ideal é pedir indicação de um terapeuta qualificado.
É importante também comprar óleos de boa qualidade.
Os óleos essenciais podem ser usados em difusores aéreos, banhos, compressas e massagens.
Os óleos essenciais não devem se ingeridos.
Não perca, na postagem de amanhã alguns exemplos de óleos essenciais e suas indicações.
Uma ótima semana a todos.
Fonte: Revista Viva Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário