quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Como cultivar cebolas



A cebola é da família do Allium, não só ela mas o alho, o alho-poró e as cebolinhas.

Essa família é fantástica, pois além de deixar nosso pratos saborosos, ainda fazem bem a saúde,a cebola e o alho ajudam a combater resfriados e diminuem os níveis de colesterol. E também possuem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas.
A unica desvantagem da cebola é que nos faz chorrar. Ela nos faz chorrar por que, quando cortada, ocorre uma reação e o enxofre é liberado, é isso que vai para os olhos , fazendo com que comecem a arder. Pode-se cortar a cebola em baixo de uma torneira de aguá aberta ou picar a cebola em um processador.O ideal é cortar a cebola em local bem ventilado, vai diminuir  bastante a ardência. Mas se você não se importa em chorrar um pouco vai conseguir pratos bem gostosos com ela.

Como cultivar cebolas
Embora seja fácil  e barato encontrar cebolas no mercado hoje, uma horta com cebolas ou apenas cebolinhas faz toda a diferença, sem contar com os benefícios nutricionais que você só encontra nos orgânicos. As cebolas da horta são suculentas e tem uma textura crocante que não se encontra nas que foram armazenadas.
Para cultiva-las você vai precisar de um solo fértil enriquecido com composto orgânico decomposto, com boa drenagem e bem ensolarado,cebolas e cebolinhas não gostam de lugares úmidos e com sombra.
Você pode plantar as sementes de cebolas, ou comprar mudas. As mudas são melhor, pois é mais rápido. É só descompactar e nivelar o solo, faça um buraco com o dedo e plante a muda de modo que metade da muda fique pra fora, pressione o solo ao redor para que a muda fique firme, deixando de 15 a 20 centímetros entre mudas. Em 4 ou 5 meses elas devem estar maduras, e prontas para colheita, as cebolinhas não, elas são perenes, você só vai colher as folhas.
As cebolas estarão maduras quando as folhas ficarem amarelas e tombarem para o lado, ai é só arranca-las do solo com cuidado. Deixa-las espalhas em lugar ventilado e seco até elas estiverem com a casca e as folhas secas. Depois é só pendurar elas em lugar seco e arejado, que elas vão durar bastante tempo.

Outras dicas de cultivo
- Regue suas cebolas apenas se o solo estiver muito seco, elas são bem resistentes.
-Quebre qualquer haste de flor que surgir, se ela tiver oportunidade de florescer o bulbo da  cebola não vai crescer.
- Preste atenção nos pássaros, pois eles podem arrancar do solo as cebolas  recém plantadas, ai você terá que replanta-las. 
- Plante allium em diferentes partes da horta a cada ano, assim você evita que doenças se  instalem e contaminem o solo. 
-As plantas da família allium  são protetoras da horta. Por possuírem cheiro forte repelem  insetos indesejados. É um ótimo repelente orgânico para se livrar de pragas. 
Agora a parte gostosa.
Esta receita fica perfeita com churrasco, e você vai usar o mesmo carvão.

Cebola recheada ao vapor na churrasqueira.
Corte uma cebola pequena em quatro partes, mas sem atravessa-la completamente. Enfie alguns ramos de alecrim uma colher de chá de manteiga  no centro. Embrulhe duplamente em papel alumínio com a parte brilhante pra dentro,  e quando a churrasqueira tiver esfriado um pouco, acomode o envelope nos carvões. Deixe por uns 15 minutos, depois remova o papel alumínio cuidadosamente, retire a parte  externa se estiver queimada.
E manda ver, fica ótima com churrasco que você acabou de fazer.

Receita extraída do livro: Jamie em casa.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário