sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Como cultivar abobrinhas


As abobrinhas são da família das cucurbitaceae, a mesma das abóboras, morangas e pepinos.
Quando são pequenas e crocantes, as abobrinhas podem ser raladas ou fatiadas finamente em saladas e ficam muito boas se temperadas com suco de limão, azeite de oliva, sal, pimenta do reino, ervas e pimenta vermelha fresca. E combinam muito bem com queijo parmesão.
Podem também ser grelhadas na churrasqueira ou grelha éle trica, basta corta-las em fatias de cerca de 0,5 cm, e grelhar sem óleo, depois é só regar com azeite de oliva e suco de limão. Assadas inteiras ou cortadas ao meio de comprido, regadas com azeite de oliva vinagre de vinho tinto, alho e sal.
Abobrinhas ficam muito boas também com tomilho e hortelã, corte-as grosseiramente, coloque em uma panela com tomilho e hortelã picados finamente, azeite de oliva sal, pimenta do reino, frite por 20 ou 25 minutos mexendo com frequência, finalize com suco de limão e mais um poco de hortelã. Sirva com qualquer coisa.

Você pode encontrar abobrinhas 
facilmente pra comprar, mas você vai adorar produzi-las, e poderá aproveitar também as flores dela que são muito gostosas.


É só colher elas antes de a abobrinha crescer ou colher as flores machos que não irão produzir frutos, mas tome cuidado pra não colher todas as flores machos, você precisa deixar algumas para haver polinização.
Para identificar a flor macho, é só olhar na base da flor, a flor fêmea vei ter uma abobrinha muito pequenina, a flor macho vai ter apenas a haste e a flor.
As flores podem ser preparadas apenas empanadas ou recheadas com ricota e ervas ou o que você preferir, e depois empanadas e fritas.

Como cultivar abobrinhas
Abobrinhas gostam de lugares ensolarados e solos férteis não muito secos.
Faça covas de 30 x 30 cm, com intervalo de 1 m entre covas. Coloque em torno de 1 litro de adubo orgânico, que pode ser de aviário, gado ou húmus de minhoca, cubra a cova deixando um montinho de solo em cima da cova. Deixe o adubo agir por uns 20 dias, se não chover regue as covas umas 2 ou 3 vezes nesse intervalo. Se você optar por húmus  de minhoca o intervalo pode ser de uns 10 dias.
Depois deste intervalo de tempo, faça um buraquinho com o dedo em cima do montinho de solo que você deixou, deposite umas 3 ou 4 sementes e cubra com uma camada fina de terra.
Você pode também comprar mudas de abobrinha, alguns lugares vendem mudas prontas. Se você as encontrar é mais rápido, com as mudas o procedimento é o mesmo, ao invés de usar as semente use as mudas, só não se esqueça de deixar as mudas firmes no solo.
Agora é só deixar a natureza fazer o resto, só lembre que a abobrinha não gosta de muito seco, então se não chover com muita frequência é melhor rega-las quando estiver muito seco, caso contrario não vai produzir boas abobrinhas.
Fique atento também a lesmas que costumam comer as folhas e flores, se as encontrar elimine-as.
Depois de 4 ou 5 semanas, você já vai ter abobrinhas pra colher, fique atento, elas crescem rápido, não deixe passar de uns 10 cm, ou elas não serão mais tão gostosas, se tornando esponjosas e fibrosas.
As dicas de cultivo servem para todas as variedades da família cucurbitaceae, inclusive melancias e melões.

Bom  pessoal é isso ai, usem sua imaginação no preparo destas delicias. Enquanto as suas abobrinhas e familiares não estiverem boas para a colheita, você poderá compra-las pra ir testando as nossas dicas, nossas e do meu ídolo Jamie Oliver, foi do livro de dele que tirei varias das dicas de hoje.
Mas sempre de preferencia aos orgânicos, são melhores para a sua saúde.

Bom final de semana a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário