quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Orquídea olho-de-boneca

Dendrobium nobile



São lindas, e nesta época do ano, vemos elas espalhadas por todo lugar. Em árvores, palmeiras e vasos.
A orquídea olho-de-boneca é a mais clássica e rústica das orquídeas.
Embora a cor mais comum seja branco com roxo, hoje existem varias cores, devido a sua hibridização.
Extremamente fácil de cultivar, não precisa de cuidados especiais, a natureza se encarrega de uma grande parte dos cuidados.

Como cultivar
A propagação do olho-de-boneca se dá pela divisão das touceiras. E só separar os galhos que tem raízes. Acomode as novas mudas em vasos próprios para orquídeas. O vaso para orquídea tem que ter muitos furos, não só no fundo, como também em torno dele. Prepare um substrato com cascas de madeira pedriscos e fibra de coco. Não enterre demais as mudas. Se não ficarem firmes, amarre a muda na lateral do vaso com uma arrame, até que ela tenha raízes suficiente para se firmar sozinha. Deixe em lugar com meia sombra e regue uma vez por semana. Tome cuidado pra não acumular água, pois suas raízes podem apodrecer. 



Pode-se também prender as mudas com barbante ou tiras de tecido em torno de troncos de árvores ou palmeiras. 
As orquídeas não são plantas parasitas, elas usam o tronco das árvores somente para fixação e proteção, os nutrientes são retirados da água da chuva e do vento.



Para adubar o olho-de-boneca, use adubo líquido misturado a água da rega. Pode ser aplicado tanto nos vasos quanto as que estão presas às árvores.
O adubo deve ser preparado conforme indicação do fabricante.
A melhor época para adubação é no inverno, uma vez ao mês.

O resto pode deixar com a natureza.

Boa sorte!

Você vai encontrar lindas orquídeas na Floricultura Florisa. R. Bernardo Dorbusch, 2433- Vila Lalau Jaraguá do Su - SC, 89256-100, fone (47)3371-0515.

Nenhum comentário:

Postar um comentário