Hibiscus rosa-sinensis
Família: Malvaceae
Origem: Àsia tropical
Arbusto lenhoso de ciclo perene. Divide-se em duas categorias, em uma as folhas são estreitas e as flores pequenas com pétalas crespas, na outra, as folhas são largas e as flores grandes com pétalas inteiras.
Ambas com flores das mais diversas cores.
O hibisco floresce praticamente o ano todo, mas suas flores duram apenas um dia.
Mas além dessas duas categorias do hibiscus rosa-sinensis existem outras variedades de hibisco como: Hibiscus mutabilis, Hibiscus sabdariffa, Hibiscus schizopetalus, Hibiscus syriacus, entre outras.
Pode ser cultivada em canteiros ou vasos, mas sempre a sol pleno.
Também é ótima opção para formação de cerca viva.
O solo deve ser arenoso com boa drenagem e enriquecido com matéria orgânica e minerais.
Deve ser regado com frequência, mas sem encharcar. E para uma floração abundante faça adubações a cada 2 ou 3 meses com matéria orgânida e NPK 4-14-8.
O hibisco pode chegar até a 5 metros de altura dependendo da variedade, mas pode-se controlar o seu crescimento com podas.
Por ser uma planta de clima tropical o hibisco se adapta melhor em regiões de clima quente, pois é sensível a geadas.
Multiplica-se por meio de estacas. Deve-se cortar galhos com 1 cm espessura e 10 cm de comprimento, deixando 2 ou 3 folhas. Plante a estaca em areia de rio até que crie raízes. Depois transfira a nova muda para o canteiro ou vaso e regue diariamente até que a planta comece a se desenvolver. Depois é só seguir os cuidados citados acima.
Boa semana a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário