quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Chia

Salvia hispanica



A planta medicinal Chia (Salvia hispanica) é também conhecida por Chia-Dourada ou Golden Chia (Salvia columbariae). A Chia é rica em ácidos graxos ômega-3. Pertence a mesma família das Lamiaceaes.
A semente da chia possui formato oval e "diâmetro" de aproximadamente 2 mm.

A Chia é uma erva nativa do Sudoeste Americano e da América Central, encontrada principalmente no México. Foi muito valorizada como fonte de alimento primária pelos Astecas. Dizia-se que uma colher de chá de semente de Chia era suficiente para sustentar um índio durante um longo dia de marcha. Há controvérsias sobre a origem do nome Chia, sendo que a versão mais aceita é que a palavra é derivada de chiabaan, que significa “fortalecimento”. Outra pesquisa diz que o nome da semente, na verdade oriunda da palavra asteca “chian”, que significa “oleosa”, sendo que a planta já foi utilizada como moeda de pagamento no império Asteca.

Existem variações da semente de Chia, que podem ser pretas, brancas ou misturadas. No entanto, todas pertencem à mesma variedade botânica e essas diferenças ocorrem dependendo da área cultivada, o que não chega a alterar as propriedades da planta.

Na medicina alternativa, as qualidades demulcentes e refrescantes das sementes de Chia as tornam excelente para melhorar a constipação e a febre. É usada como cataplasma para o tratamento de feridas.  Devido a sua composição, a Chia afeta positivamente em alguns tratamentos de depressão e transtornos do humor. Também pode aliviar distúrbios cerebrais, como o Mal de Alzheimer e Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH). As sementes também podem ser úteis para os diabéticos, podendo ajudar na estabilização do açúcar no sangue e prevenção da hipertensão.
A semente da chia é, por vezes, considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas. Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter quantidade significativa de água, como um emulsificante), devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem busca emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade.
A semente de chia possui boa quantidade de ômega-3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B. Devido a essas propriedades contribui para a saúde na redução do colesterol, controle da glicemia, boa formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e melhoria geral da imunidade do organismo.
1 colher de sopa de semente de chia tem aproximadamente  2,9g de ômega  e 0,86g de ômega 6.

                                                                               
Quantidade por 100 gramas

Calorias: 486
Lípido: 31 g         
Gordura saturada: 3,3 g
Gordura polinsaturada: 24 g      
Gordura monoinsaturada: 2,3 g
Gordura trans: 0,1 g       
Colesterol: 0 mg               
Sódio: 16 mg      
Potássio: 407 mg              
Carboidrato: 42 g             
Fibra dietética: 34 g        
Proteína: 17 g    
Vitamina A: 54 IU    
Vitamina C : 1,6 mg
Cálcio: 631 mg
Ferro: 7,7 mg
Vitamina B12: 0 µg      
Magnésio: 335 mg

Uso culinário

A planta inteira pode ser consumida em saladas, sopas ou cereais. As sementes da Salva hispanica podem ser comidas cruas ou adicionais a farinhas para bolos. A Chia natural fresca é uma bebida saudável quando feita por imersão das sementes em água ou suco de frutas. Pode ser também utilizada como especiaria na cozinha, para ser borrifada em pães, bolos e biscoitos. 
A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos culinários. Agindo quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá "liga" a massas.

Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sucos e vitaminas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário