quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Banana

Musa X paradisíaca L. Var. sapientum


Origem : Ásia
Família: Musáceas

A banana é o fruto da bananeira, arbusto herbáceo que pode atingir até 5 metros de altura.
As bananas crescem em cachos que podem pesar até 50 kg e conter até 300 unidades.
Cultivada a sol pleno com solo rico em matéria orgânica.
A banana é cultivada em praticamente todo o mundo. Só não tolera frio, por esse motivo não se adapta em regiões onde os invernos são rigorosos.

Hoje são cultivadas incontáveis variedades de bananeiras, entre elas algumas não comestíveis usadas somente no paisagismo.

Depois da maçã, a banana é a fruta mais consumida em todo o mundo. Talvez a razão desta popularidade seja sua simplicidade de uso, a banana pode ser consumida em qualquer lugar e a qualquer hora, sem precisar de faca ou qualquer outra coisa. E já vem em uma embalagem natural – sua casca – que a preserva da contaminação.

E principalmente a banana é uma das frutas mais nutritivas que existe.

Em 100 g de banana crua tem:

Calorias 92 kcal
Proteínas 1,03 g
Carboidratos 21,0 g
Fibra 2,40 g
Vitamina A 8,00 μg ER
Vitamina B1 0,045 mg
Vitamina B2 0,100 mg
Niacina 0,740 mg EM
Vitamina B6 0,578 mg
Folatos 19,1 μg
Vitamina C 9,10 mg
Vitamina E 0,270 mg EαT
Cálcio 6,00 mg
Fósforo 20,0 mg
Magnésio 29,0 mg
Ferro 0,310 mg
Potássio 396 mg
Zinco 0,160 mg
Gordura total 0,480 g
Gordura saturada 0,185 g
Sódio 1,00 mg

Na composição da banana destaca-se a riqueza em carboidratos (até 21%). Na banana, ainda verde, esses são formados na sua maior parte por amido. À medida que amadurece, esse amido se converte em açúcares como a sacarose, glicose e frutose.  Na banana madura o amido fica em torno de 1%, o que não costuma causar problemas digestivos, quando bem mastigada.

Já nas bananas pouco maduras ou verdes contém grande quantidade de amido de difícil digestão, o que pode provocar flatulências e dispepsia (má digestão).
A banana contém pequena quantidade de proteínas (1%) e pouca gordura (menos de 0,5%)

Três bananas de tamanho médio fornecem a dose recomendada de vitamina B6 suficiente para um homem adulto.

Sua riqueza  em potássio torna-a uma das frutas frescas mais abundantes nesse mineral, somente o abacate e a tâmara superam a banana em potássio.

Dois tipos de fibra vegetal, solúvel e insolúvel, encontram-se presentes na banana numa quantidade bastante importante, tratando-se de uma fruta.  Essa fibra contribui para ação hipocolesterolemiante (que faz descer o nível de colesterol) e suavizante intestinal da banana.

A banana contém pequenas quantidades de serotonina . Essa substância, derivada do aminoácido triptófano, realiza diversas funções no sistema nervoso, como vasodilatação arterial, inibição da sensações dolorosas na medula espinhal e sedação nervosa.

A banana é a fruta ideal para quem sofre de problemas do coração ou do sistema circulatório.
Devido ao seu alto teor de potássio e baixo sódio previne a hipertenção arterial, as arritmias , trombose arterial e o câncer.Também devido a baixa quantidade sódio é recomendada em casos de cirrose hepática, ascite edemas de origem cardíaca ou renal nefrite, nefrose e insuficiência renal.

A banana pode ser consumida também por diabéticos, embora em quantidades controladas. Diferente dos açucares refinados, os da banana são absorvidos lentamente e, portanto não produzem subida brusca do nível de glicose.

Como consumir

A forma ideal de consumir banana é crua e madura.
Não esquecendo as bananas consumidas em locais não produtores de banana, são colhidas verdes e amadurecem artificialmente em camarás. Esse processo faz com que tenham menos açúcares e vitaminas do que as amadurecidas no pé.

Cozida de diversas formas, com isso a maior parte de suas vitaminas se perde, embora persistam os carboidratos, minerais e demais nutrientes. Cozinham-se, em geral, as espécies mais ricas em amido.
A banana também pode ser usada em bolos, pães, tortas, farofas, sobremesas e uma infinidade de receitas.
É só usar a imaginação.

Não percam, amanhã uma receita com banana, ótima pro café da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário